top of page

TRABALHOS REALIZADOS EM 2025

         Abaixo estão todos os trabalhos realizados em cada turma, com intuito de transparecer o trabalho realizado pelos professores em suas atividades com os alunos. As atividades realizadas são acrescentadas mês a mês na galeria de cada turma.

Estimulação Precoce

O programa de Estimulação Precoce trata-se de uma ação coordenada por uma equipe multiprofissional que envolve uma abordagem interdisciplinar, desenvolvendo ações nucleares e extensivas nos diferentes níveis de prevenção e reabilitação, articulando aspectos educacionais e terapêuticos.

 

O programa de Estimulação Precoce visa a proporcionar um conjunto de ações com objetivo de prevenir, avaliar, intervir e acompanhar, de forma clínico-terapêutica, o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, acometidas por atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, a fim de atenuar déficits e possibilitar evoluções significativas no desenvolvimento delas.

Atendimento Educacional Especializados-AEE- I

Promover o desenvolvimento de habilidades conceituais, sociais e práticas, possibilitando a melhora do funcionamento adaptativo dos estudantes com DI. Identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas.

Serviço Pedagógico Específico-SPE- I

O Serviço Pedagógico Específico (SPE) dos Centros de Atendimento Educacional Especializados (CAESP) prevê o atendimento de educandos na faixa etária de 6 a 17 anos, com diagnóstico de deficiência intelectual grave ou profunda associada ou não a outras deficiências e/ou diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), com baixo nível funcional/nível 3, desde que associados a quadros de saúde e/ou comportamentais que inviabilizam sua permanência no ensino regular.

 

Oportunizar a apropriação e a elaboração dos conceitos científicos e o desenvolvimento da funcionalidade do educando, por meio de projetos educacionais de caráter pedagógico, possibilitando, assim, a qualificação das estruturas psicológicas superiores e da autonomia.

Serviço Atendimento Específico-SAE

O Serviço de Atendimento Específico (SAE) é um serviço de cunho pedagógico destinado ao desenvolvimento e à manutenção de habilidades funcionais e cognitivas, visando à aquisição de conhecimentos e comportamentos que sejam essenciais aos educandos atendidos, no sentido de promover a sua independência e autonomia, para que eles tenham mais participação no contexto familiar e comunitário.

 

Promover aquisição de habilidades cognitivas e funcionais de educandos elegíveis para o serviço, com vistas à redução dos apoios e à melhora ou manutenção das habilidades no desempenho de atividades sociais e familiares.

Serviço de Convivência

O Serviço de Convivência destina-se ao atendimento de pessoas idosas e/ou em processo de envelhecimento, com diagnóstico de deficiência intelectual moderada ou grave associada ou não a outras deficiências e/ou diagnóstico de TEA.

Qualificar o processo de viver e envelhecer das pessoas idosas e/ou em processo de envelhecimento, com diagnóstico de deficiência intelectual moderada ou grave associada ou não a outras deficiências e/ou diagnóstico de TEA.

Serviço de Vivências Laborais-SEVIL

O Programa de Atividades Laborais (PROAL) está direcionado ao atendimento de jovens e adultos com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências, e ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), sem perspectiva de ingresso no processo de qualificação profissional e ou inclusão no mercado de trabalho, mas que apresentam possibilidades de executar uma atividade laboral não remunerada, bem como de desenvolver conteúdos que contribuam para a promoção de sua independência pessoal e inclusão social. Proporcionar aos jovens e adultos o exercício do direito à realização de uma atividade laboral e acesso ao conhecimento.

Serviço de Sondagem de Habilidades e Competências-PROEP

O Programa de Educação Profissional (PROEP) apresenta quatro etapas. A primeira etapa denomina-se Iniciação para o Trabalho, que é composta pelo grupo de Iniciação e pelo grupo de Pré-Qualificação; a segunda etapa Qualificação Profissional; a terceira etapa Habilitação Profissional (nível técnico) e a quarta etapa designa-se Estágio, Contrato de Aprendizagem e Colocação no Trabalho.

 

A 1ª etapa do PROEP, a Iniciação para o Trabalho é realizada em nível nuclear, ou seja, o atendimento ocorre na própria instituição. Este atendimento está direcionado à jovens, com idade a partir dos 16 anos, que apresentam diagnóstico de Deficiência Intelectual (DI) e ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), com ou sem outras deficiências associadas, “[...] com perspectiva de ingresso no processo de qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho”. Desenvolver atividades que possibilitem a identificação e aquisição de habilidades e competências básicas necessárias para ingressar no grupo de Iniciação, da 1ª etapa do Programa de Educação Profissional (PROEP), em acordo com seus critérios de elegibilidade.

Educação Física

A Educação Física é a área de conhecimento ligada ao estudo das atividades físicas e do esporte, visando ao aperfeiçoamento e ao desenvolvimento correto dos movimentos corporais e motores. No campo terapêutico, proporciona a manutenção e da saúde, bem como a prevenção de patologias físicas e mentais.

 

Proporcionar conhecimentos e atividades que contribuam para o desenvolvimento físico, intelectual e social, no sentido de estimular ou consolidar atitudes e mudanças de comportamento que possibilitem uma vida com saúde, equilíbrio e qualidade. O atendimento pela área da Educação Física deverá ser estruturado a partir dos seguintes serviços: Serviço de atividade física e saúde, serviço de prática esportiva e Psicomotricidade.

Artes

 A arte é uma forma de manifestação da subjetividade de toda pessoa, por meio dela é possível expressar sentimentos, emoções e pensamentos. A arte deve contemplar as várias formas de expressão, sejam as artes visuais, cênicas e literárias, contribuindo para que a imaginação alcance outros mundos possíveis, possibilitando novas maneiras de ser e sentir-se, a partir do ver, observar, sentir, fazer, expressar-se e refletir, sobre a sua produção e a dos outros. Promover, por meio da expressão artística, individual ou grupal, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e funcionais que contribuam para a independência, autonomia e participação social dos educandos.

Psicomotricidade

A psicomotricidade é entendida como um campo de atuação que integra aspectos motores, cognitivos e afetivos, visando ao desenvolvimento global dos educandos das turmas de Estimulação Precoce com atendimentos de forma individualizada em conjunto com a equipe multiprofissional com o intuito de trabalhar de forma indisciplinar visando um melhor desenvolvimento dos mesmos. Nas APAEs, a psicomotricidade é aplicada por meio de atividades que estimulam a coordenação motora, a percepção espacial, o equilíbrio, a lateralidade, a organização temporal e a expressão corporal.

 

Essas atividades são adaptadas às necessidades e potencialidades de cada aluno, respeitando suas especificidades. O objetivo geral da área de psicomotricidade é promover o desenvolvimento integral dos alunos com deficiência, utilizando a psicomotricidade como meio para atingir objetivos educacionais mais amplos, como a melhoria da comunicação, da socialização, da autoestima e da autonomia. Isso é alcançado por meio de intervenções que favorecem a integração sensório-motora, a expressão emocional e a construção de habilidades cognitivas e sociais.

Musicalização

A musicalização na APAE é entendida como um processo educativo que utiliza a música para estimular o desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social dos alunos. Esse processo envolve atividades como canto, ritmo, exploração sonora, percepção musical e improvisação, adaptadas às necessidades e potencialidades de cada indivíduo.

 

A musicalização busca promover a expressão pessoal, a comunicação e a interação social, respeitando as especificidades de cada aluno. O objetivo geral da área de musicalização é proporcionar aos alunos com deficiência oportunidades de desenvolvimento por meio da música, favorecendo a inclusão social e escolar. Isso é alcançado ao integrar a música no currículo escolar, utilizando-a como meio para atingir objetivos educacionais mais amplos, como o desenvolvimento da linguagem, da coordenação motora, da autoestima e da convivência em grupo.

© 2018 por APAE Maria Frey.

  • Facebook Social Icon
  • Black Instagram Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page